O músico Adalberto Bernardo kulanda, mais conhecido por Jeff Brown, natural do Bié, participou, esta semana, do programa ” Viva a tarde” da Zap Viva e contou como se tornou um dos astros da música angolana.
Jeff Brown disse que, tudo terá começado quando pequeno e naquela altura como chefe de companhia da “OPA” no Bié.
Depois de um tempo minúsculo, apareceu então um empresário que, vendo como Jeff cantava, decidiu dar-lhe uma proposta de viagem para Cuba para que se aprimorasse mais a sua carreira, mas antes perguntou-lhe se não teria nenhum problema com isso e Jeff disse que não, a julgar pela vida de órfão que carregava depois de um dos seus progenitores partir para eternidade.
Iniciou-se nas lides artísticas como declamador de poesia, no seio da associação juvenil “Organização dos Pioneiros Angolanos.
O músico e compositor, iniciou a sua carreira musical no conjunto de rap SSP, em 1994, na companhia de Big Nelo, Kudy e Paul G. Em 2006, Jeff Brown colocou no mercado o seu primeiro trabalho discográfico a solo intitulado “Trajectória”. Com os SSP conquistou os prémios de melhor álbum e grupo de Hip-Hop em 1997 (disco 99% de Amor) e melhor disco e grupo de Hip-Hop/Rap em Angola e Moçambique em 1998 e 1999 (Odisseia). O mesmo disco ganhou o prémio Vidisco em 1999, e com o álbum Alfa conquistou os de melhor disco e grupo Hip-Hop/Rap-2000 e melhor marketing-2000.
Na sequência dessa história, o artista disse ainda que, casou-se em 2000 e que nunca terá se separado com sua esposa, por conta da confiança e honestidade que muito depositaram no lar.
O artista actuou pela última vez com o lendário grupo formado por si, Big Nelo, Kudy e Paul-G na sétima edição do Unitel Festa da Música, em 2022.
Em relação a vida acadêmica, o artista revelou ser formado em economia, mas que sua paixão foi sempre fazer música. Actualmente, Jeff Brown vive em Canadá.