As instituições bancárias correram para a implementação de novos ATMs, vulgo, multicaixas, depois de a EMIS ter duplicado em Dezembro a comissão interbancária para levantamento via ATM de 350 Kz para 700 Kz. Só nos primeiros seis meses do ano foram instalados 280 ATMs, o que dá uma média mensal de 47 novos equipamentos instalados.
Só para se ter uma ideia, em todo o ano de 2023 foram instalados 354 ATMs (média de 30 por mês), naquele que foi o ano em que mais equipamentos destes foram instalados no País desde 2014, de acordo com cálculos do Expansão com base nas Estatísticas do Sistema de Pagamentos do Banco Nacional de Angola (BNA).
Em Dezembro de 2023, o País tinha 3.548 ATMs, e, desde que os bancos começaram a pagar 700 Kz por cada levantamento que os seus clientes fazem no ATM de um banco diferente, o número cresceu para 3.828. E as razões para esse crescimento, segundo alguns especialistas, tem mesmo a ver com a subida do valor da comissão interbancária que resulta da prestação de serviços recíprocos entre os bancos que alimentam a rede multicaixa. Na prática, esta comissão é paga quando a instituição bancária que emitiu o cartão paga ao banco “dono” dos ATM onde os clientes fizeram as suas operações. Logo, quanto maior for a comissão, maior incentivo é dado aos bancos para não só instalarem ATMs, como para os manter sempre carregados com dinheiro, sob pena de pagarem mais do que recebem pelas operações dos clientes nos ATMs
Quando uma comissão destas tem valor muito baixo, pode desmotivar alguns bancos a descurar o carregamento dos seus ATMs, uma vez que lhes fica mais barato utilizar os equipamentos de outros bancos, levando-os igualmente a desinvestir, limitando a oferta global de ATMs, o que contraria a realidade do mercado angolano onde há uma crescente necessidade da instalação destes equipamentos face ao volume de clientes que todos os anos entram no sistema bancário, admite um especialista bancário ao Expansão.
De acordo com dados que o Expansão teve acesso, os maiores bancos do mercado são os que mais acabam por apresentar saldos interbancários anuais negativos, que resultam da utilização dos ATM. Por exemplo, em 2023, BAI, BPC e BFA, que são os bancos com mais clientes no sistema financeiro nacional, eram aqueles em que a diferença do balanço entre banco emissor (de cartão) e de banco de apoio (ATM) era maior, ou seja, tinham mais clientes com os seus cartões multicaixa a fazer operações em ATM de outros bancos do que o contrário. Enquanto banco emissor do cartão, o BAI registou 56.958.907 levantamentos, mas enquanto banco de apoio ao ATM registou 33.293.743 levantamentos, o que se traduz num saldo negativo de 23.665.164, registando, assim, um saldo interbancário anual negativo de quase 8,3 milhões Kz. Já o BPC registou -5,7 milhões Kz e o BFA -3,9 milhões Kz. Em sentido contrário, o BIC liderou os ganhos, com 3,1 milhões Kz pelo facto de ter um saldo positivo entre os 21.814.256 levantamentos enquanto banco emissor e 30.667.640 levantamentos enquanto banco de apoio ao terminal.
Assim, quantos mais ATM instalarem, mais vantagens têm os bancos. O economista Wilson Chimoco aponta que a estratégia foi bem conseguida. “Os bancos têm consciência da dimensão da economia informal. E do quanto as pessoas ainda têm elevada preferências por notas para executar as operações. E ter os ATM espalhados em todos os cantos da cidade é positivo. Primeiro, para os clientes que evitam as filas. E para os bancos que têm nos ATM uma fonte adicional de recursos”, reconhece.
E acrescenta:”A estratégia de massificação dos ATM ainda é muito material. Exige uma infra- -estrutura física dispendiosa. E os bancos com maior penetração a nível de infra-estrutura física têm vindo a tirar maior proveito. Contudo, é uma medida positiva, ressalta, Chimoco. “Salvo para bancos que não agem em conformidade e, ao mesmo tempo têm um elevado universo de cartões multicaixas activos”, disse.
O aumento da comissão interbancária em 100% foi um acordo entre os bancos comerciais nos serviços recíprocos prestados entre si. E, com a entrada em vigor da nova taxa, muitos são os bancos que aumentaram os seus números de ATMs, como o Banco Yetu, o Banco de Crédito do Sul, o BFA ou o Millennium Atlântico.