This post has already been read 9 times!
Uma investigação do Laboratório de Segurança da Amnistia Internacional, revelada hoje com exclusividade ao Valor Económico, confirma que o jornalista Teixeira Cândido foi alvo de uma operação de espionagem cibernética através do software ‘Predator’.
A denúncia consta de um relatório, cuja publicação estava aprazada para a madrugada desta quarta-feira, e, segundo fontes próximas à investigação, outras figuras entre jornalistas, activistas e académicos também terão sido alvos de espionagem.
O ataque a Teixeira Cândido, ocorrido entre Abril e Junho de 2024, marca a primeira vez em que é documentado contra a sociedade civil em Angola o uso desta ferramenta de vigilância de elite considerada das mais intrusivas do mercado.
Teixeira Cândido, uma das vozes mais críticas na defesa da liberdade de imprensa no país e antigo Secretário-Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), descreveu o impacto da descoberta. “Sinto-me nu. Não sei o que têm em sua posse sobre a minha vida”, relatou. De acordo com o relatório, o ataque começou com uma técnica de “engenharia social”.
This post has already been read 9 times!