O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping será distinguido com a Medalha de Honra comemorativa dos 50 anos de Independência de Angola, a assinalar-se no dia 11 de Novembro do corrente ano.
A atribuição da Medalha de Honra ao Estadista chinês surge em reconhecimento do papel desempenhado por si, e pela nação que representa, pelo desenvolvimento de Angola, após o alcance da Paz, em 2002.
A cerimônia de atribuição da medalha acontecerá no próximo dia 6 de Novembro, em Luanda, que distinguirá, também, o antigo Presidente da China Hu Jintao, pelos seus feitos em prol de Angola.
A Medalha de Honra é atribuída aos Chefes de Estado e Chefes de Governo, bem como altos dignatários nacionais ou estrangeiros, cujo contributo tenha sido significativo para a Independência, paz e desenvolvimento de Angola.
O Presidente Xi Jinping visitou Angola em Novembro de 2010, na altura, na qualidade de Vice-Presidente da China, tendo mantido um encontro com o Presidente José Eduardo dos santos e visitado empreendimentos de construção civil.
A China foi um autor importante na ajuda que prestou aos movimentos de libertação nacional na década de 60. Depois do alcance da Paz, as relações conheceram grande impulso com o acordo de empréstimo celebrado em Março de 2004, entre o então ministro das Finanças e o presidente do Eximbank, avaliada em 2 biliões de dólares americanos. Novos Acordos firmados elevaram para mais de 7 biliões de dólares, o valor total do empréstimo da China para Angola.
Importa referir que o Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou, em Junho deste ano, um convite ao seu homólogo da República Popular da China, Xi Jinping, para participar, em Luanda, das comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, a assinalar-se no próximo dia 11 de Novembro.
Números recentes da Câmara do Comércio Angola-China apontam que actualmente existem mais de 500 empresas com capital chinês, que encontraram em Angola a segunda Pátria. OPAIS