A tuberculose, uma doença que afecta o sistema respiratório, é a principal causa de morte dos indivíduos com VIH, factor que ocorre por estes estarem susceptíveis à mesma.
No último dia (3) do II Congresso Nacional de Resposta ao VIH em Angola, realizado nos dias 2 e 3 do corrente mês, Damião Vitoriano, pneumologista e antigo director do Hospital do Sanatório, alertou para o perigo do descaso à co-infecção tuberculose/ VIH que se tem verificado na sociedade, o que põe em risco a vida dos pacientes.
O pneumologista citado pelo OPAIS, advertiu que a doença não deve ser menosprezada, por se tratar de um grave problema de saúde pública, e apontou que ainda há dificuldades técnicas, sobretudo no que toca ao estigma e ao preconceito no tratamento dos doentes.
“Uma das comorbilidades mais importantes e oportunistas é a tuberculose, mas ninguém quer falar disso”. De 2020 a 2024, as notificações de tuberculose em todas as suas formas aumentaram significativamente, segundo Damião, havendo actualmente uma tendência de subida dos números, razão pela qual apela a que se realizem mais diagnósticos.