Preço do táxi colectivo sobe para 300 kwanzas por passageiro

A nova tarifa de táxis colectivos ou transporte rodoviário ocasional de passageiros começou a vigorar esta segunda-feira com o preço de 300 kwanzas por cada corrida (viagem), contra os anteriores Kz 200, segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

Em nota, a ANTT avança também que o preço do serviço de autocarros urbanos (Transporte Urbano Colectivo Regular de Passageiros) subiu de 150 kwanzas para Kz 200 por viagem, enquanto o preço do serviço intermunicipal será definido pelos Órgãos da Administração Local do Estado (OALE), seguindo os critérios estabelecidos, com a adaptação à realidade operacional de cada rota.

De acordo com esse órgão regulador, tutelado pelo Ministério dos Transportes, a actualização das tarifas dos serviços de transporte público surge em função do recente reajuste dos Preços de Venda ao Público (PVP) do gasóleo, ocorrido no dia 4 de Julho de 2025.

Advertisement

No documento, a ANTT clarifica que a medida tem como objectivo garantir o equilíbrio operacional das empresas de transporte e a continuidade dos serviços prestados à população.

Acrescenta que os referidos ajustes obedecem aos normativos legais em vigor, nomeadamente o Decreto Executivo Conjunto n.º 402/14, de 22 de Dezembro, e o Decreto Presidencial n.º 128/10, de 10 de Junho.

Segundo a ANTT, sempre que ocorrer um ajuste nos preços dos combustíveis que “não ultrapasse os valores de referência usados no cálculo das tarifas, estas não deverão ser alteradas”, mantendo-se a estabilidade para os utentes, uma vez que os custos operacionais continuam a estar cobertos.

Com isso, a instituição reafirma o seu compromisso com a prestação de um serviço público de transporte acessível, eficiente e sustentável, apelando à compreensão de todos os cidadãos face ao contexto económico global em que está inserido.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement