O seleccionador nacional, Pedro Gonçalves, anuncia na próxima terça-feira, 14 do corrente, a convocatória dos jogadores escolhidos para representar os Palancas Negras na oitava edição da Taça Africana das Nações em Futebol, CHAN, a disputar-se no Uganda, Tanzânia e Quénia.
De acordo com informações apuradas pelo JA, o técnico português dá a conhecer as escolhas para atacar a quinta participação do combinado angolano na competição dedicada aos jogadores que actuam nos campeonatos domésticos.
Entretanto, os clubes começam a receber hoje às notificações dos atletas pré-convocados, sendo que a divulgação final será feita dentro de uma semana. Com o Girabola parado, por solicitação das equipas que disputam as Afrotaças, um trabalho intenso de manutenção da condição física dos atletas será levado a cabo pelo treinador luso e respectiva equipa técnica.
Para já, a relação definitiva dos eleitos de Pedro Gonçalves não deve fugir muito do esqueleto que sustentou a última eliminatória de qualificação ao CHAN, pelo que, algumas entradas e saídas poderão acontecer. É ponto assente que nomes como Neblu, Kaporal, Pedro Bondo, Hossi, Kinito, Megue, Fernando, Rui, Além e Dabanda farão parte das opções do técnico.
Para confirmar o apuramento, Angola eliminou o Lesotho, fruto do triunfo por 2-0, conseguido em casa emprestada do adversário, no duelo da primeira mão. No encontro de resposta, a equipa nacional não foi além de um desaire (1-0), registado em Luanda, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Por conseguinte, prevaleceu o agregado de 2-1, favorável aos angolanos.
Refira-se que a Confederação Africana de Futebol (CAF) agendou a realização do sorteio do CHAN’2025 para o dia 15 do corrente, na cidade de Nairobi, Quénia, onde 19 selecções saberão em que grupo vão disputar a fase final da competição, das quais Quénia, Uganda e Tanzânia são os anfitriões, por conta da organização conjunta do torneio.
A compita será disputada de 1 a 18 de Fevereiro. A CAF trabalha ao ritmo acelerado, de modo a garantir a prontidão de toda máquina, na perspectiva de que nada falhe no especto organizativo.
Angola marca a quinta presença numa fase do CHAN, sendo que busca igualar ou melhorar a prestação alcançada em 2011, quando discutiu a final do evento, tendo perdido por 3-0, frente à similar da Tunísia.