Arnaldo Manuel Carlos, até então comandante-geral da Polícia Nacional, é o novo secretário de Estado do Interior, de acordo Decreto Presidencial desta sexta, 08 de novembro.
O Presidente João Lourenço, depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional, exonerou o comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos do cargo de comandante geral da Polícia Nacional e nomeou-o secretário de estado para o Interior do Ministério do Interior.
O Presidente da República exonerou, igualmente, Cristino Mário Ndeitunga, do cargo de vice-governador da província de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-estrturas e nomeou-o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico do Ministério do Interior.
O comissário-chefe Francisco Monteiro Ribas da Silva foi exonerado do cargo de delegado provincial do Ministério do Interior e de comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional e nomeado comandante-geral, em substituição de Arnaldo Carlos. Antes, Francisco Ribas foi promovido ao posto policial de comissário-geral.
Estas movimentações surgem na sequência da nomeação de um novo ministro do Interior, Manuel Homem, que substituiu no cargo Eugénio Laborinho. Ao conferir posse a Manuel Homem, na última segunda-feira, o Presidente João Lourenço disse ter quebrado a tradição, ao nomear ministro do Interior um civil, considerando, entretanto, que “a força está na inteligência e na determinação dos homens”.
No mesmo dia, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, ao orientar a passagem de pastas, no Ministério do Interior, encorajou Manuel Homem a trabalhar para repor a confiança dos cidadãos na Polícia Nacional. “As mudanças que se esperam são aquelas que reflectem a consciencialização do agente, desde o comissário ao simples trabalhador civil do MININT”, disse Francisco Furtado.