A BayQi, instituição financeira não bancária angola, quer promover o desenvolvimento económico, apoiar o combate à pobreza e a desigualdade social, com a “escola digital mais inclusiva”, lançada este Sábado, 17, no Complexo Escolar Dona Luzia, localizado no município do Cazenga, em Luanda.
A co-fundadora e CEO da BayQi, Fátima Almeida, fez saber que a missão da empresa que dirige é meter os comerciantes locais e os habitantes a usarem um único sistema financeiro, o que vai permitir reduzir o índice de pobreza e maior acessibilidade
“A ideia é que mais ruas, mais escolas e mais pessoas no Cazenga estejam incluídas financeiramente. Temos que mostrar que somos capazes. Se a população se torna mais inclusiva, tem mais poder de compra”, frisou.
Quando às vantagens, Fátima Almeida, que abordou o tema “Inclusão Digital”, aos encarregados de educação e membros da administração do distrito urbano do Tala Hady, antes da inauguração, considerou que o dinheiro físico é bom, mas também traz inúmeros constrangimentos.
“Se nós podermos reduzir esta circulação do dinheiro físico, melhor. Há pais que estão a trabalhar de Segunda-feira a Sexta, não conseguem vir aqui à escola e demoram pagar a propina. Isso vai trazer uma maior flexibilidade e rapidez, o fluxo de caixa desta escola vai aumentar muito, vai aumentar a rentabilidade e a receita da escola”, explicou a CEO, anunciando que, depois de concluir as metas no município do Cazenga, a mesma escola também será inaugurada no distrito urbano do Rangel, município de Luanda.
De acordo ainda com a responsável, este ano o objectivo é canalizar maior número de pessoas e fechar o ano com uma média de 50 mil pessoas na plataforma e atingir mais de 250 mil pessoas.
Para o director-geral do Complexo Escolar Dona Luzia, Francisco Santos, a escola digital vai viabilizar os encarregados e munícipes a se inserirem na carteira digital, que oferece facilidade de pagamento transparência e controlo, inclusão digital e eficiência operacional.
“Desta forma, a nossa contabilidade será melhorada e evitar os encarregados a efectuarem o pagamento da propina sem se deslocar ao banco, onde encontra sempre enchentes para fazer operações”, acrescentou.
A BayQi é um aplicativo de serviços financeiro que facilita o envio e solicitação de dinheiro, bem como a realização de pagamentos online, de forma fácil e segura.