O projecto Angojazz experimentou a combinação do jazz e tchianda, com a participação especial de Tony Nguxi, no evento desta quinta-feira, 18, em Luanda, no espaço Fazendeiro, no edifício Mundo Verde, em Talatona, um concerto que contou também com as participações dos instrumentistas cubanos Miguelito, Rigoberto e Nathalie.
Em declarações, ontem, ao JA, o produtor de eventos e instrumentista Dimbo Makiesse justificou a presença do artista do Moxico com a necessidade de “jazzificar a tchianda no Angojazz, por Tony Nguxi ser um dos representantes deste estilo musical do Leste do país no estrangeiro”.
Para esta edição, foram interpretados os temas “Tchianda Jazz”, “O legado do Ngola”, “Makuluane”, “Mana Pancha”, entre outras canções.
Com Dimbo Makiesse, o líder da banda Angojazz, no piano, juntaram-se os instrumentistas Dalu Roger (percussão), Jackson Nsaka (bateria), Leonel Sax, Yuri Viegas, Banilson Barras, Garcia Marechal, Efraim lá Trombas, sem esquecer os convidados.
O concerto, disse antes, promete momentos inesquecíveis com músicas dançantes, onde o grupo Nguzu Kina estaria em destaque para pintar a noite de Cacimbo com momentos quentes e de muita alegria.
António José Augusto “Tony Nguxi”, o músico que nasceu no Luena, capital da província do Moxico, no dia 16 de Agosto de 1967, cresceu no bairro Kapango, na periferia daquela cidade.
Durante a infância, Tony Nguxi tinha como passatempo jogar futebol, declamar poemas e cantar. Tony Nguxi conta já com nove discos publicados, com destaque para Taizeno (1993), Ákwa África (1998), Kazeze (1999), Mahamba (1995), Space Of Love/Espaço do Amor (2012) e os singles Zambeze (2015) e Myaso Yaha (2021).
Ganhou três prémios como melhor artista da África Austral e vídeos no KORA – Angola, Africa Music Awords (2000), MTVC (2001) e TV África (2001).
Como realizador, Tony Nguxi venceu em 2011, na Feira Internacional de Cinema (FIC), a categoria de melhor filme produzido no estrangeiro, com o título “Meu coração em trevas”. No campo literário, o artista já lançou a obra “Mahamba – Verdade, Paz, Tempo e Lugar”, em 2007.
Tony Nguxi possui o grau de bacharel em Jornalismo pela Bernardine College da África do Sul (2000), além do curso médio de Educação Física, pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF), em 1992, em Luanda.