O autor de “Namoro de Brincadeira”, Fedy Kalupeteka, é o nome de referência que participa hoje, a partir das 14h00, no projecto cultural Almoço Angolano, evento da programação artística do Hotel Diamante. No cartaz constam Lolito da Paixão, Moron e o grupo tradicional Kudimuena Kota.
A presença do autor de “Namoro de Brincadeira” é considerada um regresso aos palcos, não obstante Fedy Kalupeteka actuar com regularidade em concertos não mediatizados e eventos fechados. Alfredo Domingos, de nome artístico Fedy, natural de Benguela, bairro Caputo, no município da Catumbela, começou a carreira artística no teatro e depois enveredou pela música com o apoio de Moisés Kafala, ainda em Benguela.
Na capital do país, em 1983, participou no programa “Explosão Musical”, com o tema “Divua dyami”. Tem no mercado os discos “Cacimbada”, “Ombembwa”, “Kalupeteka”, “Tchikuelume”, “Ohali”, “É o próprio” e ” Resultado Final”.
As outras propostas do cartaz musical, Lolito da Paixão e Moron, estão a conquistar espaço com interpretações de clássicos antigos de sucesso, grande parte dos quias do Semba. Já Kudimuena Kota é uma presença regular para a abertura do Almoço Angolano, onde leva sempre a boa música tradicional.
No mês passado, Konde Martins e Ângela Ferrão animaram o Almoço Angolano. Este ano, Acácio Bembes, Flay, Robertinho, Pedro Cabenha, Baló Januário e Banda Real actuaram no projecto, que teve a primeira edição em Junho de 2022.
Calabeto, Robertinho, Dina Santos, Lulas da Paixão, Voto Gonçalves, Patrícia Faria, Proletário, Mago de Rosa, Kristo, Moniz de Almeida e Clara Monteiro são alguns nomes que já cantaram no Almoço Angolano do Hotel Diamante.
O projecto serviu como modelo para a implementação do protocolo entre a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA) e a Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA).