Um trabalhador da plataforma Benguela Belize Lobito Tomboco (BBLT), que registou, na madrugada desta terça-feira, 20, uma explosão nas águas de Cabinda, está desaparecido, informou, em comunicado, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
No documento citado pela E&M, a ANPG dá nota que as entidades governamentais e a CABGOC, subsidiária da Chevron, continuam a trabalhar em estreita colaboração mobilizando recursos para conduzir operações de busca e salvamento.
“A CABGOC está a colaborar com as empresas contratadas para providenciar apoio às pessoas afectadas e às suas famílias”, lê-se na nota datada desta quarta-feira, 21.
Um incidente nas tubagens de gás da plataforma BBLT, instalada nas águas de Cabinda, é apontado como estando na base da explosão naquela infra-estrutura petrolífera, e que provocou queimaduras a vários trabalhadores.
“A falha foi na tubagem de gás. Foi a partir de lá que o fogo se propagou e queimou os colegas. Felizmente, o fogo foi rapidamente controlado, impedindo que danos maiores acontecessem”, contou um dos trabalhadores da plataforma, sem dar mais detalhes.
Em causa estão trabalhadores das companhias petrolíferas (subcontratadas) Algoa e Petromar, que estão a ser assistidos no Hospital Geral de Cabinda, com queimaduras ligeiras e alguns casos graves.