Ausência do PR da Zâmbia da cimeira da SADC em Harare associada a “irritante” com Zimbabwe

Ausência do Chefe de Estado zambiano da cimeira regional já havia sido avançada há alguns dias, face ao ‘irritante’ nas relações entre os dois países.

O Presidente da Zâmbia é ausência notável na 44.ª Cúpula Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorre em Harare. A não deslocação de Hakainde Hichilema ao encontro está a ser associada à tensão entre o seu país e o vizinho Zimbabwe.

Nesta sexta-feira, 16, Hichilema, que é o presidente cessante do órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança regional, apresentou o seu relatório final de forma virtual.

Advertisement

A ausência do Chefe de Estado zambiano da cimeira regional, noticia o zimbabweana News Day, já havia sido avançada há alguns dias, face ao ‘irritante’ nas relações entre os dois países.

Emmerson Mnangagwa, Presidente do Zimbabwe, não gostou do relatório de uma missão de observação da SADC, que afirmou que as eleições no seu país, realizadas em Agosto do ano passado, não atenderam aos padrões regionais.

A missão de observação eleitoral da SADC foi liderada pelo ex-vice-presidente zambiano, Nevers Mumba, nomeado por Hakainde Hichilema.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement