Angola assinou, esta quinta-feira, em Washington, Estados Unidos da América, um acordo de financiamento no valor de 753 milhões de dólares, para a modernização e reabilitação do Corredor do Lobito.
Segundo um comunicado de imprensa, o financiamento foi assegurado pela US International Development Finance Corporation (DFC) e pelo Development Bank of Soúthern Africa (DBSA) a Lobito Atlantic Railway (LAR), concessionária responsável pela exploração da linha ferroviária.
A nota ressalta que esta operação constitui a primeira transacção entre Angola e a DFC e, simultaneamente, o maior financiamento alguma vez concedido pela DFC em África no sector.
O acordo destina-se a reabilitação e modernização de cerca de 1.300 quilómetros de linha férrea, ligando o Terminal Mineiro do Porto do Lobito a Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
A operação inclui, também, investimentos na via-férrea, oficinas, sistemas de sinalização e material circulante, reforçando significativamente a capacidade, eficiência e fiabilidade do corredor logístico.