O projecto, capitaneado pela Shining Star, representa um investimento superior a 250 milhões de dólares e vai criar mais de mil postos de trabalho.
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) anunciou que retomará a exploração de cobre no Uíge após cinco décadas de inactividade, com a inauguração da mina do Mavoio marcada para 29 de Outubro.
De acordo com a informação oficial, o projecto, que põe fim a mais de 50 anos de inactividade da exploração de cobre no País, é um investimento superior a 250 milhões de dólares pela empresa Shining Star Icarus.
A mina, que ocupará uma área de 2.000 quilómetros quadrados, iniciará as operações com uma capacidade de produção de 2.500 toneladas de minério por dia, em regime de lavra a céu aberto.
Segundo o MIREMPET, a iniciativa vai gerar mais de mil postos de trabalho inclui também a construção de infra-estruturas complementares, como estradas, obras de contenção de ravinas e centros de formação técnica, destinadas a fomentar o desenvolvimento sustentável da região.
O cobre, juntamente com o lítio, o cobalto e o níquel, é crucial para as tecnologias de energia renovável, incluindo veículos elétricos e sistemas solares. E&M