As acções do Banco de Fomento Angola (BFA) abriram a sessão bolsista desta sexta-feira, 3, com uma valorização acumulada de 146% desde a sua entrada na bolsa, ao serem cotadas neste momento a 120 mil kwanzas. Em termos práticos, cada acção da instituição financeira multiplicou por 2,46 o seu valor inicial.
Com esta valorização, o banco caminha para se tornar a instituição bancária com maior capitalização bolsista da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), superando o Banco Angolano de Investimentos (BAI), que historicamente dominava essa posição nos últimos três anos.
Por volta das 10 horas, as acções da própria BODIVA, identificadas pelo código BDVAAAAA, mostravam igual optimismo no mercado. O título valorizou 4,05%, fixando-se num preço de 38.500 kwanzas.
Em contrapartida, as acções do BAI desvalorizavam 5% para 102.600 kwanzas. Do outro lado do espectro, os papéis do Banco Caixa Geral Angola (BCGA), de código BCGAAAAA, registaram uma ligeira desvalorização de 0,19%, sendo negociados a 15.570 kwanzas.
A seguradora ENSA acompanhou a tendência de baixa com uma queda de 0,32%. As suas acções estão a ser transaccionadas a 31.000 kwanzas.
A atenção do mercado mantém-se agora focada em verificar se o BFA consegue sustentar a sua nova liderança e se os papéis da BODIVA podem consolidar os ganhos nas próximas sessões.
A alteração da liderança na BODIVA marca um novo capítulo para o mercado de capitais, demonstrando dinâmica e capacidade, com o BFA a emergir, para já, como a nova estrela da bolsa. E&M