Pelo menos, 90 crianças dos 0 aos 14 anos foram atendidas desde o dia 11 de Abril até terça-feira, 6, no Centro de Saúde das Madres, no Golf-2, em Luanda, devido à malnutrição, informou a enfermeira e coordenadora em serviço Josimira Cahalo.
Em declarações, a coordenadora em serviço do centro de saúde, Josemira Cahalo, adiantou que a iniciativa enquadra-se no projecto nutrição do Hospital Divina Providência, tendo como público-alvo as crianças.
O projecto, acrescentou, é formado por uma equipa de agentes que percorrem a zona de casa em casa, e sensibilizam as mães para aderirem aos centros de saúde da circunscrição para evitar a desnutrição.
Explicou que depois de submetidas a avaliação médica, os petizes passam por um processo de dieta alimentar com base em papas que o centro oferece onde são acompanhadas por uma equipa médica.
A enfermeira aconselhou aos pais a prestarem maior atenção aos filhos de modos a evitar situações do género.
“Sabemos que existem pais que saem muito cedo de casa em busca de pão e, muitas vezes, deixam as crianças sobre os cuidados de outros menores, não sabendo, no entanto, o que lhes é oferecido para a alimentação”, frisou.
Segundo a responsável, até ao momento o centro registou apenas uma morte de uma criança por chegar a unidade sanitária tardiamente e em estado grave de desnutrição.
Josimar Cahalo fez saber ainda que dada a abrangência do projecto estendeu-se para outros pontos como Capolo, kimbango, e sub zona 10 no kilamba kiaxi. JA