Dois meliantes foram mortos e um terceiro capturado, na tarde desta quinta-feira, 10 de abril, no bairro Hoji-Ya-Henda, em Luanda, na tentativa de assalto a uma viatura onde seguiam cidadãos alegadamente chineses, com avultadas somas em dinheiro.
Segundo relatos e imagens divulgadas nas redes sociais, a tentativa de roubo ocorreu na chamada “Pedonal do ‘Mauete”, quando os criminosos, em duas motorizadas, formaram um cerco ao veículo após uma perseguição desde a zona do “Kicolo”.
Ao abordarem a viatura, partiram um dos vidros da mesma e efectuaram disparos que feriram um dos ocupantes de origem asiática. A pronta intervenção da polícia frustrou o assalto e um dos meliantes foi morto pelas forças da Unidade de Reacção e Patrulhamento.
“Fizeram disparos, parece que eram chineses no carro, mas a polícia estava próximo do local e rapidamente isolaram a zona, um dos bandidos fez disparos contra a polícia, mas eles foram mais rápidos e responderam, então um dos bandidos foi atingido no pescoço e na cabeça”, detalhou.
Encurralados pela polícia, contou, os outros três bandidos colocaram-se em fuga, tendo um sido detido e o outro morto pela população, tal como conta Simiano da Costa, moto-taxista que disse ter acompanhado o desenrolar da acção.
“Eu cheguei a levar um dos agentes da polícia, com a minha motorizada, em perseguição aos bandidos, um abatido e os três fugiram do local, mas a polícia deteve um deles, e o que fugia em direcção aos Ossos, entrou num quintal, fez refém o dono e começou a fazer disparos contra a polícia”, explicou.
O outro, segundo relatos, foi morto por populares após ficar com a arma sem balas, e o terceiro capturado após troca de tiros num quintal onde fez um refém. Um agente da ordem, identificado como Cláudio Gerónimo, também ficou ferido no assalto, mas encontra-se fora de perigo, tal como o cidadão asiático. Apesar disso, espera-se por um pronunciamento oficial das autoridades nas próximas horas.