A província de Benguela recebeu, ao longo do ano de 2024, mais de 34 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros, informou, na sexta-feira, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Pascoal Luís.
Os dados foram apresentados na III Edição do Fórum do Turismo – “Links e Parceiros”, um evento que reuniu especialistas e profissionais do sector para debater desafios e oportunidades no desenvolvimento do turismo.
Sem fazer uma comparação numérica com o período anterior, o responsável destacou países como Portugal, Índia, Paquistão, Cuba, África do Sul, Espanha, Namíbia, Estados Unidos, China, Japão e Rússia, entre outros, que registaram maior número de turistas em Benguela.
Explicou que as fontes naturais de águas termais e os monumentos e sítios classificados foram os locais que mais despertaram interesse dos visitantes.
De acordo com os dados apresentados, a província de Benguela conta com mais de 230 unidades hoteleiras, oferecendo mais de quatro mil quartos e mais de oito mil camas, consolidando-se como um destino de interesse e rota do turismo internacional.
Benguela, ressaltou, tem opções turísticas ricas e diversificadas, desde as belas praias de águas cristalinas, que se estendem ao longo de mais de 200 quilómetros de costa marítima, até as fontes naturais de águas termais, monumentos históricos e muito mais.
Os atractivos da província incluem a cidade de Ombaka, conhecida como “Cidade Mãe de Cidades”, as emblemáticas acácias rubras e o imponente Corredor de Desenvolvimento do Lobito, que, de município em município, impulsiona o progresso da região. Essas características fazem de Benguela um destino turístico incontestável para visitantes nacionais e estrangeiros.