Atrasos nos vistos “forçam” associações de estudantes lusófonos a pedir ajuda à CPLP

As Associações de estudantes universitários lusófonos entregaram, em Novembro, uma carta à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a reivindicar ajuda para vários problemas como os atrasos nos vistos, e devem reunir-se em janeiro com a organização.

Entre os problemas prioritários para as associações signatárias do documento, estão “os atrasos nos vistos” de estudantes e nos “agendamentos na AIMA [Agência para a Integração, Migrações e Asilo]”, explicou o presidente da Associação dos Estudantes Angolanos em Portugal, Ayrton Pahula, um dos dois promotores da missiva.

A carta foi entregue em 20 de Novembro à CPLP, com a intermediação do embaixador da missão diplomática do Brasil junto da organização, Juliano Nascimento.

Advertisement

No texto da carta, também promovida pela Casa do Brasil Coimbra, e a que a Lusa teve acesso, os estudantes pedem que “se estabeleçam programas de apoio académico e financeiro” para alunos universitários da CPLP em Portugal, “incluindo bolsas de estudo, estágios e oportunidades de formação profissional”.

Mas também “a adopção de medidas que promovam a equiparação de valores das propinas cobradas e estudantes provenientes de países membros da CPLP aos valores aplicados aos estudantes nacionais nos estabelecimentos de ensino em Portugal”.

Além disso, solicitam “um estímulo” a negociações entre os Estados-membros da CPLP “para harmonizar políticas que garantam um acesso mais inclusivo à educação superior, com especial atenção à redução de encargos financeiros”.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement