A Brigada de Segurança Escolar, no município de Belas, promoveu, na quinta-feira, uma palestra dirigida aos alunos do estabelecimento ensino “Lucrécia Paim”, n.° 2007, na centralidade do Kilamba, em Luanda.
O comandante da Brigada Escolar, inspector-chefe, Filipe Culumbi, que presidiu a palestra com o tema “Bullying no ambiente escolar” definiu a prática como actos de intimidação, violência, ameaças e agressões físicas ou psicológicas recorrentes realizadas no espaço escolar por um ou grupo de alunos.
Segundo comunicado Polícia Nacional, no Facebook, o prelector fez referência das consequências da acção que constitui maior preocupação dos agentes da Brigada de Segurança Escolar naquele município como o desencadear problemas de ansiedade, baixa auto-estima, dificuldades de concentração, fraco desempenho escolar, isolamento social.
Por outro lado, acrescentou que pode gerar pensamentos suicidas, comportamentos agressivos e anti-social, dificuldades em formar relacionamentos saudáveis, clima de medo e insegurança, prejudicando assim na qualidade da educação dos estudantes.
A palestra enquadra-se no programa gizado pelo Comando Municipal de Belas e a mesma vai continuar a nível das escolas públicas e privadas para desencorajar, tais práticas no seio da comunidade estudantil, informa o documento.
“Pretendemos continuar a ilustrar este tema e outros como o assédio sexual, para desencorajar a prática no seio dos estudantes do município de Belas”, assegurou o Comandante da Brigada de Segurança Escolar.
Participaram da actividade, efectivos da referida Brigada, membros da direcção da escola e estudantes em geral.