A Academia BAI procedeu esta semana, em Luanda, ao lançamento oficial do Programa Avançado de Gestão de Projectos Sociais, denominado “To Care”, com olhos postos na transformação e sustentabilidade social.
O projecto, segundo refere a Forbes, surge como solução para fomentar a sustentabilidade social no país e tem como propósito impulsionar o envolvimento das empresas angolanas no Pacto Global das Nações Unidas.
Ao intervir no acto de lançamento, Kâmia Madeira, administradora-executiva da Academia BAI, referiu que o programa To Care surge com o objectivo de fornecer às organizações angolanas as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios, alinhando os seus projectos com as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A realidade que enfrentamos é de um mundo em constante transformação, onde crises globais, desde a segurança alimentar até à energética, nos recordam da necessidade urgente de promovermos uma actuação mais responsável e sustentável”, afirmou a gestora, que diz acreditar ser possível identificar os riscos e desenvolver estratégias de mitigação que melhorem as condições de vida das populações.
Por sua vez, Rossana Dias, Gestora de Programas Executivos da Academia BAI, indicou que o curso To Care tem como principal objectivo capacitar líderes e gestores para implementarem projectos que causem um impacto social, real e sustentável.
“Queremos garantir que os projectos sociais tenham, de facto, um impacto duradouro, alinhados com as melhores práticas de responsabilidade social. Além disso, o curso visa também promover o desenvolvimento local e a inclusão social”, explicou.
Já António Muhongo, formador do curso To Care, perspectiva que os projectos sociais vão causar impacto na sociedade, através da análise profunda do problema e envolvendo as partes interessadas, desde a iniciação até a conclusão dos mesmos.
A formação, direcionado a gestores de ONGs, líderes comunitários, profissionais de responsabilidade social corporativa e todos que desejam aprimorar as suas competências em gestão de projectos sociais, terá início a 07 de Outubro próximo.