Um jovem de 19 anos foi detido, domingo, pela Polícia, por estar, presumivelmente, na origem da intoxicação de que foram vítimas nove crianças, no bairro Tande II, no distrito urbano do Sequele, município de Cacuaco, província de Luanda, depois da ingestão de sumo de múcua numa festa de aniversário do suspeito.
O jovem estava, até segunda-feira, detido, provisoriamente, numa esquadra da cidade do Sequele, de acordo com o porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
O superintendente-chefe Nestor Goubel informou que, no sumo ingerido pelas nove crianças, que têm entre cinco e 12 anos, havia uma substância psicotrópica, com base na informação dada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, depois de ter visitado, na tarde de domingo, as vítimas, na altura internadas no Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”.
O novo comandante da esquadra do distrito urbano do Sequele, António Wafutuka, disse que as nove crianças já receberam alta hospitalar.
O suspeito disse à imprensa que produziu “caipirinha” à base de folhas e sementes de uma planta, popularmente conhecida como “capassarinho”, para um almoço de confraternização que organizou, por ocasião do seu aniversário.
“Fui até à mata e recolhi folhas e sementes que são conhecidas por ‘mentes de pássaro’, vulgo ‘capassarinho’ e coloquei tudo numa panela com água, que, depois de fervida, recebeu uma quantidade de múcua”, explicou o suspeito.
O jovem deixou a entender que, directamente, não tem nada a ver com a intoxicação de que foram vítimas as nove crianças. “Quando fui deitar as sementes da múcua, algumas crianças apanharam e mastigaram”, justificou.