This post has already been read 3 times!
A Fundação BAI, entidade responsável pelas acções de responsabilidade social do Banco BAI, vai investir 3,7 mil milhões de Kwanzas no seu plano de actividades para este ano, com destaque para as áreas da Educação, Saúde, Cultura e Desporto. O valor a aplicar em 2026 representa um aumento de cerca de 77% face aos 2,1 mil milhões Kz do ano passado.
A Educação concentra 63% do orçamento, absorvendo 2,3 mil milhões de Kwanzas, confirmando-se como a principal prioridade da instituição. Os recursos serão aplicados em projectos que visam fortalecer as competências de jovens, técnicos, gestores e famílias com programas de bolsas de estudo, de promoção da leitura e de acções de capacitação, em parceria com instituições de ensino e organizações locais com destaque para a Academia BAI, Delegações Provinciais de Educação e o Instituto Jean Piaget.
Já a Cultura surge como a segunda maior rubrica, com 612 milhões Kz (16,4%) destinados a projectos de valorização do património e indústrias criativas comunitárias, com destaque para os projectos Mãos, Identidade e Património, Artes nas Comunidades e Artes nas Escolas, que oferecerão uma série de oficinas e eventos culturais em diversas comunidades, promovendo a inclusão e a diversidade.
Para a Saúde, estão reservados 329 milhões Kz (8,8%) para iniciativas de apoio a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), população idosa e campanhas comunitárias. Enquanto o Desporto contará com 221,5 milhões Kz (5,9%) para massificação da prática desportiva e reabilitação de infra-estruturas.
Neste ano, a Fundação estima alcançar cerca de 75 mil pessoas em 17 das 21 províncias do País, subvencionar mais de 300 horas de formação para jovens, técnicos, gestores e famílias, atribuir 488 bolsas de mérito e criar mais 6 novas bibliotecas.
Em 2026, espera ainda contribuir para que 200 pessoas com TEA tenham acompanhamento personalizado, doar 240 pares de óculos, construir um sistema de água potável na aldeia Nzambi (Uíge), uma escola de produção e ensino da marimba (Malanje), cinco residências artísticas de cinema com telemóveis e exibir cinco exposições de artes em zonas suburbanas.
Na área do Desporto, a Fundação pretende, neste ano, assinar quatro parcerias para a promoção do ténis de mesa, basquetebol, xadrez e desporto paralímpico e reabilitar dois espaços para a prática de desporto. E&M
This post has already been read 3 times!