Conselho Constitucional reduz percentagem de Chapo mas mantém vitória da RENAMO

O líder do partido Podemos, Venâncio Mondlane, que tem organizado uma série de protestos contra suposta fraude, prometeu avançar com novas manifestações, caso o CC não reconhecesse os resultados da contagem paralela.

Daniel Chapo da Frelimo, candidato da RENAMO, foi confirmado vencedor das eleições gerais de 9 de Outubro em Moçambique, anunciou, nesta segunda-feira, 23, o Conselho Constitucional.

Os resultados agora anunciados mostram-se relativamente distintos dos proclamados após o pleito, tendo o candidato da Renamo visto a percentagem reduzir de 70,67% para 65,17% dos votos.

Advertisement

Assim, em segundo lugar fica Venâncio Mondlane, do Podemos, 24,19% dos votos (contra os 20,32% anteriores); em terceiro ficou Ossufo Momade, da Renamo, com 6,62%, enquanto o líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, obteve 4,02%.

Venâncio Mondlane, que tem organizado uma série de protestos contra suposta fraude eleitoral, prometeu avançar com novas manifestações — uma nova fase chamada ‘Turbo V8’ —, caso o Conselho Constitucional não reconhecesse os resultados da contagem paralela.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement