Efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) do Comando Provincial Luanda detiveram, no último final de semana, um cidadão nacional por tentativa de exumação ilegal de um cadáver no cemitério da Santa Ana, com objectivo de comercializar o espaço funerário ao preço de 500 mil kwanzas.
A informação foi avançada na segunda-feira, 25 de agosto de 2025, pelo Porta-voz nacional do DIIP, Intendente, Quintino Ferreira, durante o acto de apresentação de resultados operacionais a nível da província, realizado no Comando Municipal do Cazenga.
Segundo o Oficial, o indivíduo não é funcionário do cemitério e teria invadido o espaço de forma ilegal. Após receber 500 mil kwanzas, por transferência bancária, planejava exumar o cadáver já sepultado no local, para posteriormente ceder a campa aos familiares de outros interessados.
O cidadão agiu com a intenção de obter lucro fácil, mesmo sabendo que a campa já estava ocupada. Assim sendo, o implicado foi interceptado antes de concluir o acto e já foi presente ao Ministério Público, onde lhe foi aplicada uma medida de coação.
As autoridades continuam a investigar o caso, com o objetivo de identificar eventuais cúmplices e apurar se existem práticas semelhantes noutros cemitérios da capital.