O Serviço de Investigação Criminal (SIC), por intermédio do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em coordenação operativa com a Polícia Nacional, o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e a Administração Geral Tributária (AGT), procedeu à detenção, em flagrante delito, de um cidadão estrangeiro, de nacionalidade chinesa, com 41 anos de idade, por factos subsumíveis ao crime de Tráfico de Minerais Estratégicos.
A detenção ocorreu na zona de declaração de valores, no momento do embarque de passageiros do voo da companhia aérea Emirates com destino a Dubai, quando o indivíduo tentou sair do território nacional com 8 lingotes de ouro em barra, dissimulados numa pasta, com um peso total de 4,222 kg, sem que apresentasse qualquer documentação legal que legitimasse a posse e exportação do referido mineral.
De acordo com a avaliação preliminar das autoridades aduaneiras, o valor jurado dos lingotes apreendidos ronda os 475 milhões de Kwanzas, podendo ser significativamente superior no mercado internacional.
O referido ouro foi imediatamente apreendido e o detido será presente ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes, nomeadamente a apresentação ao Juiz de Garantias, para aplicação das medidas de coacção correspondentes.
O SIC vai continuar com as diligências no sentido de apurar a origem exacta do ouro e averiguar se o mesmo provém de actividade mineira legal ou ilícita, bem como determinar o envolvimento de eventuais cúmplices, incluindo representantes da empresa mineira referida pelo cidadão detido.