O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi distinguido como Personalidade do Ano no sector energético, pela dedicação na boa governação, reforma do Estado e combate à corrupção em África.
O referido prémio reconhece o papel do Presidente angolano na transformação do país como um dos maiores produtores de petróleo e gás em África, bem como a visão estratégica, que deverá consolidar a posição do país como um pólo petrolífero regional.
Desde a sua eleição em 2017, o Chefe de Estado tem liderado uma transformação profunda no sector do petróleo e gás, reposicionando Angola como um dos principais produtores energéticos do continente.
“A sua estratégia de revitalização do sector permitiu atrair novos investimentos, garantir maior transparência e impulsionar a produção, num contexto de declínio acentuado devido ao envelhecimento dos campos petrolíferos”, lê-se na nota.
Com este reconhecimento, João Lourenço junta-se a vários líderes como Mohammed Barkindo (ex-Secretário-Geral da OPEP), Hage Geingob (ex-Presidente da Namíbia) e Frank Fannon (ex-Secretário Adjunto de Estado dos EUA para os Recursos Energéticos).
POR: Onésimo Lufuankenda