A longa-metragem angolana “Por Jade” rendeu na noite de domingo, 06, na Grécia, dois prémios no Musses Award-Levadia International Film Festival, competição que reúne anualmente obras de vários países do mundo na histórica cidade de Levadia.
Dentre os vencedores, destaca-se o cineasta angolano Tadisi Nsangu Baruch, distinguido como Melhor Realizador. Ainda do filme angolano “Por Jade”, a actriz Marta Tomás foi igualmente distinguida na categoria de Melhor Actriz.
Seleccionado pelo júri do festival com 114 pontos, a longa-metragem concorreu nas categorias de Melhor Realizador, com Tadisi Nsangu Baruch, Melhor Actriz, com Marta Tomás, Melhor Direcção de Fotografia, com Tekassala Bousoudia Mandombe, e Melhor Design de Produção, com Walter Lourenço Paulo.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Tadisi Nsangu Baruch considerou que o cinema angolano tem dado passos importantes, fruto de muita determinação da parte de jovens cineastas que têm combinado talento e baixos custos de produção. Satisfeito com a distinção, Tadisi Nsangu Baruch prometeu continuar a promover a cultura angolana nas mais variadas mostras do cinema internacional.
“Vencer este prémio deu-me uma sensação inxeplicável. É um festival bastante disputado, com concorrentes fortes de vários pontos do mundo. Ainda não acredito que fomos distinguidos! Isso mostra a persistência e talento dos jovens criadores angolanos nos vários domínios da arte”, sublinhou.
Bastante aplaudido nos festivais europeus em que participa, em Setembro do ano passado foi um dos filmes distinguidos na gala final do Tony Curtis International Film Festival, na cidade de Mátészalka, na Hungria, onde se sagrou vencedor na categoria de Melhor Apreciação do Público. Em Novembro do mesmo ano, a longa-metragem “Por Jade” foi distinguida em três categorias no Festival Português de Cinema Independente, em Portugal.
A nível nacional, “Por Jade” foi a longa-metragem vencedora da terceira edição do Festival Unitel Angola Movie, em 2023, dois meses antes da sua estreia internacional na sala de cinema “Lês 7 Batigonolles”, em Paris, França.
“Por Jade” foi filmado em 2022, em Luanda, no bairro Mártires de Kifangondo, e na província do Namibe, concretamente na cidade do Tômbwa, no deserto, onde a equipa ficou instalada durante as gravações. O filme mostra a força da mulher angolana na defesa dos filhos diante de cônjuges de culturas diferentes, sendo nesse ambiente de choque em que emerge a construção da heroína.