Antigos atletas Ndunguidi e Sayovo vão ser condecorados no âmbito da Independência

Três antigos desportistas angolanos, nomeadamente Ndunguidi Daniel, José Sayovo e Jean Jacques da Conceição, integram a lista com mais de 200 personalidades a serem condecoradas pelo Presidente da República, João Lourenço, com as medalhas “Independência” e da “Paz e Desenvolvimento” no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional.

A cerimónia agendada para 4 de Abril, no Hotel Intercontinental, é o reconhecimento do papel desempenhado pelos antigos desportistas durante anos.
Ndungidi Daniel, antigo futebolista do 1.° de Agosto e da Selecção Nacional de Honras, se destaca como um dos melhores executantes nas décadas 80 e 90 do século passado.
O seu nome está associado à fundação do Clube Central das Forças Armadas Angolana (FAA), o 1.° de Agosto, onde alcançou notoriedade e revelou-se como maior símbolo futebolístico pós-independência. Ao serviço do clube rubro-negro, ganhou os três primeiros títulos do Girabola (1979 a 1981) e duas edições da Taça de Angola.
Jean Jacques da Conceição, o melhor basquetebolista angolano de todos os tempos, teve uma carreira marcada de sucesso. O ex-atletas do 1.º de Agosto representou, entre outros clubes, o Sport Lisboa e Benfica e o Limoges de França. Venceu sete edições do Afrobasket, 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001 e 2003, e viu o seu nome eternizado no Hall da Fama, em 2013, pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
José Sayovo Armando, maior referência do desporto Paraolímpico nacional, conquistou as primeiras medalhas para Angola em eventos internacionais. O antigo militar das FAPLA arrebatou três ouro nos Jogos de Atenas 2004, nos 100, 200 e 400 metros.
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement