O combinado nacional mede forças, esta noite, com a Líbia, na cidade de Benghazi, referente à quinta jornada do grupo D das eliminatórias de apuramento para o Campeonato do Mundo, que terá lugar nos Estados Unidos da América, México e Canadá, no próximo ano
Os pupilos de Pedro Gonçalves estão cientes de que o encontro será de elevado grau de complexidade, uma vez que o adversário tem feito da sua casa uma “autêntica fortaleza”. Para regressar à capital do país com os três pontos na bagagem, os Palancas Negras devem anular as principais unidades dos anfitriões e aproveitar cada oportunidade nas zonas de finalização.
Para concretizar o objectivo, o seleccionador Pedro Gonçalves terá que apostar no habitual sis- tema táctico 3x4x3. No sistema supramencionado, a equipa técnica deverá entrar com o seguinte onze: Neblu (guarda-redes); Gaspar, Kinito e David Carmo (centrais); Tó Carneiro e Clinton da Mata (laterais esquer do e direito); Beni e Fredy (médios); Gelson Dala, Manuel Benson e Mabululu (avançados).
A jogar em casa, os líbios, às ordens de Aliou Cissé, sabem que é imperioso vencer para assaltar a liderança, mas terão de torcer para que os Camarões e Cabo Verde escorreguem nesta ronda. Aliás, os donos de casa sabem que vão defrontar uma das oito melhores selecções do continente Berço da Humanidade, por isso, são obrigados a redobrar os esforços para evitar uma possível surpresa.
Em declarações à imprensa, o seleccionador Pedro Gonçalves fez saber que o adversário está com um treinador novo, que conhece muito bem o futebol africano. “Temos pouco conhecimento sobre o estado actual da selecção da Líbia, porém o nosso objectivo é vencer e continuar a sonhar com o apuramento ao Campeonato do Mundo”, disse.
Na tabela classificativa, a selecção angolana ocupa o quarto lugar com seis pontos. Por seu lado, os líbios figuram no segundo lugar com sete pontos, ao passo que os Camarões lideram com oito.