Tshisekedi e Kagame acordam cessar-fogo no Qatar

Os presidentes da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda, Felix Tshisekedi e Paul Kagame, acordaram um cessar-fogo imediato e incondicional, num encontro realizado, recentemente, em Doha, capital do Qatar, sob mediação do emir, Xeque Tamim bin Hamad Al Thani.

As conversações, segundo a E&M, decorreram num tom de desescalada para facilitar os esforços diplomáticos destinados a acalmar a situação no leste da RDC, onde as forças governamentais e o braço armado do grupo rebelde M23 enfrentam-se violentamente pelo controlo da região rica em minerais.

Os três líderes (Tamim bin Hamad Al Thani, Felix Tshisekedi e Paul Kagame) congratularam-se com o progresso dos processos de Luanda e Nairobi, assim como os da cimeira conjunta EAC-SADC, a 8 de Fevereiro, em Dar-es-Salaam, Tanzânia, que abordou a cessação do conflito na RDC.

Advertisement

As discussões em Doha devem continuar a fim de se consolidar um quadro alinhado entre as iniciativas de Luanda e Nairobi para uma solução duradoura do conflito. Paul Kagame e Felix Tshisekedi expressaram gratidão ao emir do Qatar pelo papel de facilitador, assim como pela hospitalidade.

O encontro previsto para o mesmo dia em Luanda entre o governo da RDC e o Movimento 23 de Março (M23) ficou por se realizar, como informou o Ministério das Relações Exteriores de Angola em comunicado de imprensa.

“O Governo da República de Angola, na qualidade de mediador, continua a envidar todos os esforços para garantir que a reunião se realize atempadamente, reafirmando que o diálogo é a única solução duradoura para a paz no Leste da República Democrática do Congo”, refere o comunicado do MIREX.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement