Ministra das Finanças apresenta Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado 2024

A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa destacou nesta quinta-feira, 20 de Fevereiro, no Parlamento, que durante o exercício económico referente ao  terceiro trimestre  de 2024 a receita arrecadada no período em referência  apresentou um grau de execução de cerca de 18%, em relação à receita anual aprovada pelo OGE 2024.

De acordo com Vera Daves de Sousa, no III Trimestre de 2024, foram arrecadadas receitas no valor de 4,33 biliões de kwanzas e realizadas despesas no valor de 4,70 biliões de kwanzas, tendo sido registado um resultado orçamental deficitário na ordem dos 369,52 mil milhões de kwanzas.

Segundo dados que o Carta de Angola teve acesso, destas receitas totais, cerca de 3,89 biliões representaram receitas correntes, e 440,95 mil milhões de Kwanzas representaram receitas de capital. Relativamente às despesas totais foram realizados gastos na ordem dos 4,7 biliões de Kwanzas, representando uma execução de 19%, face ao valor do OGE, e um aumento de 22%, face ao período homólogo.

Advertisement

“Olhando para o detalhe dessas despesas, começando pela repartição entre despesas correntes e despesas de capital, vale referir que tivemos 2,51 biliões em despesas correntes e 2,19 biliões em despesas de capital”, ressaltou.

Importa realçar que o Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado, abreviadamente REOGE, é um documento de balanço e de prestação de contas da execução do Orçamento Geral Estado (OGE), elaborado trimestralmente  pelo Ministério das Finanças, reflectido no Balanço Orçamental, Financeiro, patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement