A Sociedade Mineira de Catoca foi a grande vencedora da categoria “Operadora Mineira do Ano na Indústria de Diamantes” da primeira edição do Angola Mining Awards, que Luanda acolheu, sexta-feira.
O evento visa reconhecer o desempenho dos “players” mais destacados da indústria mineira ao longo do ano.
A empresa Pedra Rubra foi a vencedora da categoria “Comercialização e Joalharia”, a primeira classificada na categoria “Lapidação” foi o Projecto Kassinga da Huíla, enquanto a “Operadora Industrial do Ano na Indústria de Rochas Ornamentais” foi vencida pela empresa Granisul.
O Projecto Kassinga da Huíla voltou a ser destaque ao ser a melhor “Operadora Mineira da Indústria do Ouro, Ferro e Nióbio”, numa noite em que a Sociedade Mineira de Catoca também voltou a ser galardoada com o prémio de “Melhor Projecto de Responsabilidade Social”.
A engenheira Engrácia Soyto foi distinguida na categoria “Mulher Mineira de Angola, sendo que na categoria “Seguradora do Sector Mineiro”, o prémio foi atribuído a Aliança Seguros. O Banco Keve foi galardoado com o título de “Banco do Sector Mineiro”, a Proteja Seguros foi a “Empresa Revelação”, a Angola Polish Diamond(APD) venceu a categoria “Lapidação”, ao passo que o engenheiro Mankenda Ambrósio foi distinguido como a”Personalidade de Carreira do Sector”.
O evento foi prestigiada pela presença do secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, que, no discurso de abertura, enalteceu, em nome do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a iniciativa da Bumbar Mining.