O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) anunciou esta quarta-feira, 27, que vai iniciar o processo de recadastramento dos instruendos do 2.º Curso Básico de Migração.
Segundo uma nota divulgada na sua página oficial do Facebook, o SME avança que o procedimento terá início no dia 30 de novembro e decorrerá até 10 de dezembro de 2024, das 8h00 às 16h00, na Escola Nacional de Migração (ENAMI), em Luanda, conforme o calendário divulgado.
O recadastramento, segundo o calendário que o Carta de Angola teve acesso, abrange os diferentes agrupamentos organizados por batalhões e companhias.
O Ministério do Interior (MININT ) anunciou a suspensão temporária do curso de formação em andamento para ingresso no de Migração e Estrangeiros (SME), após a “constatação de graves irregularidades” no processo de selecção dos candidatos. Segundo a porta-voz do SME, Domingas Mendonça, a decisão decorre de um despacho do director-geral da instituição, a mando do ministro Manuel Homem, visando reavaliar os critérios e documentos apresentados pelos aspirantes.
“Não houve cancelamento do curso, apenas uma suspensão temporária para efeitos de reavaliação”, esclareceu Domingas Mendonça em declarações, ontem, ao jornal OPAÍS, quando se pretendia obter mais informações a respeito do assunto que envolve cerca de cinco mil instruendos a escassos dias do fim do curso.
Por essa razão, a porta-voz do SME informou que foram detectados casos de candidatos com problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e cirurgias que envolveram a colocação de materiais metálicos no corpo.
Estes factores, segundo a responsável, comprometem a aptidão para o desempenho de funções operativas, essenciais para a natureza do SME.
Domingas Mendonça ressaltou que há também suspeitas de falsificação de documentos, o que configura crime.
“Aqueles que emitiram documentos falsos ou participaram de irregularidades no processo de selecção enfrentarão sanções, conforme as conclusões dos processos em curso conduzidos pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no SME”, destacou.