MPLA remarca Congresso para os dias 16 e 17 de Dezembro e admite ajuste aos estatutos

O VIII Congresso Extraordinário do MPLA, inicialmente agendado para os dias 6 e 7 de Dezembro deste ano, realiza-se a 16 e 17 do mesmo mês, avançou uma nota do Comité Central do partido.

De acordo com aquele órgão do MPLA, que esteve reunido na sua IX Sessão Ordinária, a alteração da data deve-se a razões de ordem técnica e material, no quadro da preparação do VIII Congresso Extraordinário.

O presidente do MPLA, João Lourenço, referiu, esta segunda-feira, 25, em Luanda, que no Congresso Extraordinário de Dezembro próximo, será a sexta vez que o partido “fará ajustamentos” aos seus estatutos”.

Advertisement

“Passado pouco mais de um mês após a última reunião, eis que realizamos hoje mais uma sessão do Comité Central do Partido, para aprovarmos a este nível os documentos a submeter ao VIII Congresso Extraordinário do MPLA, a ter lugar dentro de aproximadamente vinte dias, em cujo acto de abertura farei considerações mais profundas sobre o momento actual da vida do Partido e da Nação angolana, em vésperas de comemorar cinquenta anos da sua Independência Nacional”, disse João Lourenço durante seu discurso.
Dos documentos a discutir nesta reunião do Comité Central para os submeter ao Congresso Extraordinário de Dezembro do corrente ano, realçou, gostaria de destacar a Tese “MPLA – da Independência aos nossos dias: O Desafio do Futuro” e os Ajustamentos aos Estatutos do Partido.
Na história do MPLA, para além dos vários Congressos Ordinários realizados de cinco em cinco anos, o Partido realizou até à presente data sete Congressos Extraordinários, tendo, em cinco deles, nomeadamente em Dezembro de 1980, Abril de 1991, Maio de 1992, Abril de 2011 e Junho de 2019, feito ajustamentos aos Estatutos do Partido.
No Congresso de Dezembro próximo será, portanto, a sexta vez que o Partido fará ajustamentos aos seus Estatutos num Congresso Extraordinário.
“O IX Congresso Ordinário da JMPLA encerrou os seus trabalhos neste Sábado num ambiente de festa e camaradagem, tendo sido eleitos o novo Comité Nacional e o 1°Secretário Nacional”, referiu o presidente do MPLA.
“Gostaria de aproveitar esta ocasião para felicitar a todos os eleitos, o 1° Secretário Nacional e os membros do Comité Nacional, por terem merecido a confiança dos delegados ao Congresso, para dirigirem os destinos da organização juvenil do Partido nos próximos cinco anos. O facto de o 1° Secretário da JMPLA ter assento no Secretariado do Bureau Político do MPLA reflecte bem a importância que o MPLA dá à JMPLA e aos jovens angolanos no geral”, considerou.
Se, por um lado, estão de parabéns pela confiança depositada, por outro lado precisam de ter plena noção do peso da responsabilidade que cai sobre os vossos ombros.
“Estamos certos de que a direção saída deste IX Congresso Ordinário da JMPLA está à altura dos enormes desafios que a juventude angolana enfrenta”, enfatizou.
O MPLA, observou, enaltece a atitude responsável do candidato que reconheceu e felicitou o candidato eleito pelo Congresso. Jovem que é, tem ainda muitas oportunidades pela frente, para fazer o seu percurso tanto na própria JMPLA como no Partido.
Ao 1° Secretário Nacional que cessou suas funções neste Congresso Ordinário, uma palavra de apreço, agradecimento e reconhecimento do Partido, pelo empenho e dedicação demonstrados na defesa da causa da juventude, durante o tempo que esteve à frente da JMPLA.
Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement