MIREX reúne com embaixadores de países francófonos que perspectivam criar Escritório da Agência Universitária da Francofonia em Angola

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, reuniu-se esta quarta-feira, 30 de Outubro, em Luanda, com três (3) Embaixadores de países francófonos acreditados em Angola, com a finalidade de fortalecer os laços de parceria no âmbito da Francofonia.

Trata-se de Suas Excelências Santiero Jean-Marie Somet, Embaixador da Côte d’Ivoire, Saadia El Alaqui, Embaixadora do Reino de Marrocos, e Sophie Aubert Embaixadora da República Francesa.

O chefe da diplomacia angolana reuniu-se com os três (3) Chefes de Missões da francofonia, na sede do MIREX, onde em nome do grupo francófono em território angolano, abordaram a importância de Angola enquanto membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF), destacando o compromisso do país com a promoção da língua francesa, a diversidade cultural e linguística e a valorização dos direitos humanos.

Advertisement

O momento foi aproveitado para os Embaixadores da francofonia expressarem ao Ministro Téte António o desejo da criação de um Escritório Nacional da Agência Universitária da Francofonia (AUF) em Angola, que visa estreitar a colaboração entre as instituições de ensino superior angolanas e a comunidade académica francófona.

Este escritório representa uma ponte entre os estudantes e o conhecimento científico produzido nos países francófonos, para promover o desenvolvimento educacional e cultural no país.

Associado ao Escritório da AUF, há também em carteira a inauguração de um Centro de Empregabilidade da Francofonia (CEF), uma entidade dedicada ao apoio aos jovens universitários angolanos.

Este centro funcionará como um polo de inovação, disponibilizando uma plataforma digital com conteúdos de formação, oferecendo um espaço voltado a empregabilidade dos jovens.

Entre os serviços oferecidos pelo CEF, constam o incentivo ao empreendedorismo, a aquisição de competências transversais e a promoção da mobilidade internacional, aspectos que visam aumentar a competitividade dos jovens angolanos no mercado global.

A criação do Escritório da AUF e do Centro de Empregabilidade repercute o empenho de Angola em desenvolver o potencial dos seus jovens em integrar-se nas redes multilaterais de cooperação científica e educacional.

A Francofonia constitui uma vasta comunidade de mais de 321 milhões de falantes de francês distribuídos pelos cinco continentes, e a Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Fundada em 1970, a OIF actua como o principal mecanismo institucional para promover a língua francesa e fomentar a cooperação entre os seus 93 Estados e Governos membros.

Para além da Assembleia Parlamentar da Francofonia, a OIF opera em conjunto com quatro organizações: a Agência Universitária da Francofonia, a TV5MONDE, a Associação Internacional de Presidentes de Câmara Francófonos e a Universidade Senghor em Alexandria.

Estes operadores colaboram na realização das missões prioritárias da Francofonia, que incluem a promoção da diversidade cultural, a paz, a educação e o desenvolvimento sustentável.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement