National Geographic promove workshop de fotografia para jovens em Angola

O projecto Photo Camp da National Geographic em parceria com a Fundação Lisima, realizará entre este Sábado, 09 a 13 de Novembro, em Cabo Ledo, Luanda, um workshop de fotografia para jovens entusiastas.

Segundo uma nota referenciada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, para esta primeira edição em Angola foram seleccionados jovens entre os 18 e os 25 anos que têm interesse em fotografia, mas sem oportunidade de adquirir uma câmera profissional ou de aprender a aprofundar conhecimentos na área.

Participarão do workshop, no total 20 jovens estudantes do ensino superior de quatro províncias, nomeadamente Luanda, Bié, Moxico e Cuando Cubango, dos quais alguns foram escolhidos em instituições parceiras da Fundação Lisima.

Advertisement

O grupo, diz a nota, é composto por rapazes e raparigas das cidades de Luanda, Luena, Kuito e Menongue. Os mesmos aprenderão técnicas de fotografia com dois exploradores da National Geographic, nomeadamente Jahawi Bertolli,Federico Pardo, Kerllen Costa e Mauro Sérgio, sendo os dois últimos de nacionalidade angolana.

“Os fotógrafos locais, Paula Agostinho, Tucunaré Lopez, Vandilson Almeida, Paulo Perestrelo e a poetisa e escritora Elizangela Rita, acompanharão os participantes, conduzirão tarefas de fotografia, incentivando os jovens a explorar o ambiente ao seu redor e a expressar as suas próprias vozes”, lê-se no documento.

De acordo com o comunicado, a principal missão do National Geographic Photo Camp é inspirar a próxima geração de contadores de histórias, “permitindo que eles analisem as suas ideias e vejam o poder de suas vozes por meio da fotografia e da escrita”. As apresentações e exibições públicas do Photo Camp mostram as perspectivas globais dos jovens sobre questões importantes para a sociedade, refere ainda o documento.

De acordo com os promotores, a acção formativa é uma oportunidade para os jovens angolanos aprimorarem as suas habilidades e ampliarem as suas perspectivas, “fortalecendo a voz da juventude na narrativa fotográfica global”.

Pela primeira vez no país, o evento é organizado pela Fundação Lisima, responsável pela implementação do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic em Angola.

A Fundação Lisima é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2024, que se dedica à conservação da Torre de Água das Terras Altas de Angola. O nome da instituição é uma homenagem à expressão luchaze, Lisima lya Mwono que significa “Fonte da Vida”.

A paisagem de Lisima, inclui a Torre de Água das Terras Altas de Angola e liga as nascentes e lagoas de quatro grandes rios de Angola com o Delta do Okavango (Botsuana) e o rio Zambeze (Angola). Toda esta área armazena grandes quantidades de água doce que flui centenas de quilómetros, alimentando ecossistemas em algumas das regiões mais áridas do sul de África.

O Projecto da Vida Selvagem do Okavango da National Geographic é implementado em Angola desde 2015 e tem trabalhado com comunidades e governos para garantir a protecção permanente e sustentável da grande Bacia do Cubango-Okavango, que abrange Angola, Namíbia e Botsuana.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement