O Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cuanza-Norte apresentou, nesta segunda-feira, 04 de novembro, nas suas instalações, cidadão de 32 anos, detido por abuso sexual e homicídio qualificado, em que foi vítima uma anciã de mais de 70 anos, além de cinco outras mulheres.
Em entrevista aos órgãos de comunicação social, o porta-voz do SIC no Cuanza-Norte, Kituxe André, explicou que todos factos ocorreram no município de Cazengo, entre Janeiro e Outubro deste ano.
O acusado actuava preferencialmente em matagais, por volta das 18 horas, onde surpreendia as vítimas quando regressavam da lavra.
O responsável citado pela imprensa local, explicou que o alegado homicida esteve detido, no mês de Fevereiro, por suposto homicídio e foi solto pelo juiz de garantias sob termo de identidade de residência, por entender que não havia provas suficientes para condená-lo.
O porta-voz do SIC no Cuanza-Norte descreveu, igualmente, que o implicado primeiro abusava das vítimas sexualmente e posteriormente estrangulava-as até à morte.
Acrescentou, também, que foi possível deter o indivíduo, no último domingo, quando tentava cometer mais um crime, nas imediações das bombas da Pumangol.
O suspeito tentou fugir ao pique do SIC, o que obrigou a um desdobramento por parte dos efectivos, e foi apanhado apenas, perto do matagal, na zona do Quilombo.
O implicado confessou, ainda, a autoria dos crimes e mostrou aos efectivos os locais onde realizou as seis anteriores mortes, três das quais no passado mês de Outubro.
Kituxe André, revelou que a intenção do suspeito não era de matar as vítimas, mas sim agredi-las sexualmente. Todavia para não ser reconhecido após o acto sexual, asfixiava as mesmas e abandonava os corpos nos matagais.
O porta-voz apelou à população para estar atenta a estes crimes, a deixar de regressar das lavras no período noturno e concluiu que o SIC está a trabalhar para garantir a tranquilidade e segurança das pessoas.