Jornalista Emídio Fernando morreu vítima de cancro na garganta

A Direcção da GEM Angola Global Media, empresa proprietária da Rádio Essencial, anunciou, com profundo pesar, o falecimento do Director da Rádio Essencial, Emídio Fernando, no início da noite desta quarta-feira, 16 de Outubro, em Lisboa, vítima de doença.

Era o Director da Rádio Essencial e há um ano que estava em Portugal em tratamento médico, devido a um cancro na garganta, doença que o vitimou. Entre 2018 e 2021, comentou na TV ZIMBO, vários assuntos de política nacional.

Historiador, autor e jornalista, Emídio Fernando nasceu em 12 de Outubro de 1965 no município do Seles, província do Cuanza-Sul.

Advertisement

Depois de muitos anos em Portugal, onde trabalhou e destacou-se em vários órgãos de comunicação social, entre os quais o Tal & Qual, de que foi director, e a TSF, Emídio Fernando regressou definitivamente a Angola em 2012, integrando a equipa que fundou o jornal Nova Gazeta, de que foi Editor Executivo.

A partir de 2017, assumiu a direcção da Rádio Essencial, cargo em que se manteve até à data da sua morte.

Emídio Fernando nasceu no Seles, Cuanza Sul e era mestre em História Contemporânea e Moderna. Jornalista premiado em Portugal, fundou e dirigiu várias publicações generalistas de referência em Portugal e muitos textos jornalísticos sobre factos de diferentes conflitos, incluindo o angolano, têm a sua assinatura. Com a reportagem “Os Últimos Dias do Huambo” ganhou o grande “Prémio Gazeta” do Clube dos Jornalistas portugueses.

Emídio Fernando deixa viúva e duas filhas.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement