As crianças menores de cinco anos começam a ser vacinadas a partir de hoje, sexta-feira, 06, em todo o país, contra a poliomielite, numa campanha que decorre até domingo, 08.
A coordenadora nacional do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Alda de Sousa, disse que pretendem vacinar 6 288 320 crianças menores de cinco anos.
Alda de Sousa sublinhou que a campanha surge em reposta ao caso positivo de poliomielite detectado no meio ambiente na Estação de Tramento de Águas Residuais (ETAR) da Centralidade do Sequele, em Luanda.
Além de Luanda, acrescentou, foram também detectados casos de poliomielite nas províncias da Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico e Benguela, sendo que todos estes casos estão isolados para evitar a propagação da doença.
“Para se evitar que mais crianças apanhem a doença, o Ministério da Saúde organizou esta grande campanha de vacinação de forma a imunizar as nossas crianças”, realçou.
A coordenadora do PAV disse que a estratégia de vacinação será porta-a-porta e haverá também postos fixos nas centralidades, condomínios, igrejas e praças, para que se alcance o maior número de crianças. Alda de Sousa aconselha os pais a levarem os filhos à vacinação, mesmo que estejam doentes.