Os preços do petróleo estão a negociar em baixa esta terça-feira, após cinco sessões a valorizar, com os investidores a avaliarem as mais recentes estimativas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que reduziu as previsões relativas à procura mundial de crude para este ano e o próximo, pela primeira vez desde Julho de 2023.
As previsões em baixa devem-se às perspectivas de consumo mais fracas na China, o maior importador de petróleo do mundo.O corte na previsão de demanda para 2024 da OPEP destacou o dilema enfrentado pelo grupo OPEP+, que pretende aumentar a produção a partir de Outubro.
Assim, o Brent, de referência para as exportações angolanas, caiu 0,66% para os 81,76 USD por barril. Já o West Texas Intermediate, de referência para os EUA, perde 0,56%, para os 79,61 USD por barril.
“Qualquer reflexo de maiores riscos econômicos pode pesar sobre os preços do petróleo, em um momento em que a OPEP+ cortou sua previsão de demanda para 2024 e está pronta para reverter seus cortes de produção a partir de Outubro, o que pode indicar um mercado de petróleo menos restrito no futuro”, disse à Reuters Yeap Jun Rong, estratega da IG acrescentando que “As preocupações com a procura de petróleo permanecem em cima da mesa”.