Dois astronautas, Butch Wilmore e Suni Williams que decolaram dos Estados Unidos em 5 de Junho de 2024 e deveriam retornar à Terra no dia 12 de Junho de 2024, mas o regresso já foi adiada três vezes, continuam presos no espaço.
A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado pelo Starliner, da Boeing. Só que, segundo a Agência Espacial Americana (NASA), problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.
Autoridades da NASA disseram na quarta-feira (07/08/2024) que os astronautas, podem retornar na Crew Dragon da SpaceX em Fevereiro de 2025 se a Starliner ainda for considerada insegura para retornar à Terra.
A agência espacial dos EUA vem discutindo possíveis planos com a SpaceX para deixar dois assentos vazios no próximo lançamento da Crew Dragon, que foi adiado por um mês na terça-feira, enquanto a NASA e a Boeing descobrem como trazer os astronautas de volta. Usar uma nave da SpaceX para trazer de volta astronautas que a Boeing havia planejado trazer de volta na Starliner seria um grande golpe para uma gigante aeroespacial que tem lutado por anos para competir com a SpaceX e sua mais experiente Crew Dragon. MF