Festival Internacional de Audiovisual abre inscrições para projetos de produtores negros

A plataforma internacional DiALAB, uma das principais aceleradoras de projetos audiovisuais do Brasil, acaba de anunciar a abertura de inscrições para os Labs de projetos do DiALAB Festival, evento que reúne talentos negros, profissionais da indústria e amantes do audiovisual de diferentes partes do mundo, a ser realizado de 6 a 14 de dezembro na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. As inscrições podem ser feitas no site da plataforma: www.dialab.me.

O Programa de Desenvolvimento de Projetos do Festival DiALAB é destinado a roteiristas e produtores negros de todo o mundo que já tenham realizado um longa ou curta-metragem e queiram aprimorar seus projetos e filmes e fazer conexões com a indústria. O evento será realizado no Centro de Convenções do Wish Hotel Bahia para que participantes e convidados de diferentes países possam desfrutar de uma experiência inesquecível e imersiva de 9 dias.

Criada em 2018 por Emerson Dindo e Leandro Santos, profissionais com vasta experiência no mercado audiovisual nacional e internacional, a plataforma foi criada para fomentar e proporcionar aos profissionais do audiovisual condições de disputar espaço na indústria, levar às telas narrativas bem elaboradas, com apuro estético e crítico, potencial de mercado e conexão com o grande público.

Advertisement

Nesta edição, além dos tradicionais programas de desenvolvimento de projetos: DiALAB Docs, DiALAB Fics e DiALAB Séries, a plataforma inaugura o DiALAB WiP, seu programa para filmes em fase de edição e finalização. Outra novidade é o lançamento no Brasil do Brave Futures, concurso de curtas-metragens realizados em 48 horas, uma parceria exclusiva entre o DiALAB e a Open Television, premiada plataforma sem fins lucrativos liderada por Elijah McKinnon e sediada nos Estados Unidos. O programa também incluirá novas trilhas temáticas, uma expansão das atividades de mercado e a atração de profissionais internacionais do setor, novos patrocinadores e parceiros institucionais, conferências, mostras de filmes, mostras de música, pitchings, consultoria jurídica e cursos de treinamento.

Os programas Fics, Docs e Series oferecem subsídios exclusivos do Programa Ibermedia para cobrir os custos de voos, acomodação e refeições para até 12 pessoas desenvolverem seus projetos. O regulamento e todos os detalhes estão disponíveis no site do festival (www.dialab.me). Os participantes dos projetos selecionados também concorrerão a uma vaga na Casaquarium Pop Up Film Residency, na Suécia, em abril de 2025.

“O DiALAB tem trabalhado arduamente para se conectar com diferentes estados do Brasil e países da América Latina, Europa e África, tornando-se referência na aceleração de projetos audiovisuais e atraindo participantes de todo o mundo para os programas da plataforma. Estamos felizes em oferecer um espaço criativo de excelência para que profissionais negros de todo o mundo tenham acesso às ferramentas necessárias para avançar em suas carreiras, projetos e negócios dentro da indústria”, comemoram Emerson Dindo e Leandro Santos.

O Festival DiALAB é gerenciado e desenvolvido pela Portátil, produtora de conteúdo para cinema e televisão sediada em Salvador, com projetos premiados pelo Sundance Institute e William Greaves, com filmes rodados na Nigéria e em Moçambique, e uma equipe de conselheiros formada por profissionais internacionais com vasta experiência na indústria audiovisual. Este ano, o festival conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, dirigida pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, do Programa Ibermedia, e com o apoio do Projeto Paradiso e da Escola Chavón, da República Dominicana.

Mais sobre o DiaLAB:

O DiALAB é uma plataforma internacional focada no desenvolvimento de carreiras, consultoria de projetos e networking para profissionais negros do audiovisual em todo o mundo. Fundada em 2018 por Emerson Dindo e Leandro Santos, desenvolve e promove projetos como o premiado “Açucena”, de Isaac Donato, vencedor do prêmio de melhor filme na principal Mostra de Cinema de Tiradentes; “Nós, Povos das Ilhas”, de Elson Santos, premiado no Hot Docs Canadian International Documentary Festival e no Blue Ice Docs (Canadá), e selecionado para os Spotlighted Projects do Marché du Film no Festival de Cannes, entre outros. Os programas do DiALAB já contaram com a presença de representantes de 13 países da América Latina, Europa e África, e muitas pessoas participaram de seus cursos de treinamento e atividades abertas ao público, tornando-o uma das plataformas mais relevantes do país.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement