Técnico detido por inserir “fantasmas” no sistema para obterem subsídios do Censo

Um assistente técnico comunal, responsável por auxiliar no processo de coleta de dados no município de Caluquembe, província da Huíla, foi detido pela Polícia Nacional após inserir irregularmente cidadãos no sistema, com o objectivo de que estes obtivessem benefícios sociais.

De acordo com o chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP-Huíla), superintendente Pedro Cassoma Mendes, o suspeito, um professor de 48 anos, teria incluído três pessoas que não preenchiam os requisitos para receber os subsídios. A acção criminosa foi descoberta após uma denúncia anônima, que levou a Polícia a iniciar uma investigação.

A detenção do técnico do Censo, segundo noticiou a Angop, serve como um alerta sobre a importância da integridade do processo e a necessidade de combater qualquer tipo de fraude. O Censo é fundamental para a elaboração de políticas públicas e o planejamento de investimentos, por isso, a precisão dos dados coletados é essencial.

Advertisement

A Polícia continua investigando o caso e não descarta a possibilidade de haver mais pessoas envolvidas no esquema criminoso.

A população é convidada a denunciar qualquer irregularidade durante o processo do Censo, contribuindo para a garantia da transparência e da confiabilidade dos dados coletados.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement